terça-feira, 16 de junho de 2009

Lançamento de livro e documentário marcam início da SPFW

Adriana Lima: profissão com prazo de validade


Engana-se quem acha que o São Paulo Fashion Week se resume a uma sucessão de desfiles. É claro que esse é o recheio do bolo, mas quem vem a São Paulo conferir o maior evento de moda da América Latina tem muito mais para apreciar além das coleções.

O que a organização do SPFW chama de programação pré-desfiles começou ontem, pela tarde, com o lançamento do livro 'Histórias da Moda', na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, que fica na Avenida Paulista. O evento foi aberto com a aula magna de Didier Grumbach, presidente da Federação Francesa da Costura, do Prét-à-porter, dos Costureiros e dos Criadores de Moda. Esse ‘sotaque’ europeu tem a ver com o tema da semana de moda, que em sua 27ª edição tem como tema o ‘Ano da França no Brasil’.
E as coisas não pararam por aí. À noite, os fashionistas foram ao cinema. O povo se reuniu no Cinemark do Shopping Iguatemi para conferir a pré-estreia do documentário ‘Top Models - um conto de fadas brasileiro’, cujo lançamento ocorrerá dentro da programação oficial do São Paulo Fashion Week. O filme é um projeto de Paulo Borges – diretor criativo da SPFW -, iniciado durante as comemorações de dez anos do SPFW, em 2005. Nesta época, as principais modelos brasileiras foram clicadas por Bob Wolfenson para um calendário especial do evento e Borges percebeu que suas histórias se misturavam com a da semana e moda.
O filme, narrado pela atriz Alice Braga, no papel de uma jornalista interessada em contar as histórias das tops brasileiras, tem direção é de Richard Luiz, um dos mais respeitados cineastas e documentaristas de moda do país, e conta com a produção da Luminosidade e da Protótipo Filme. O documentário toca em pontos polêmicos, como a pouca idade (e falta de experiência de vida) das new faces, que vão parar no Japão com 15 anos; a busca do sucesso a qualquer preço; anorexia; o fim da carreira; etc. Os depoimentos de nomes conhecidos da moda, inclusive do próprio Paulo Borges, e de modelos brasileiras famosas de várias épocas como Shirley Mallman, Gisele Bündchen, Carol Trentini, Isabeli Fontana, Raquel Zimmerman, Fernanda Tavares, Carol Ribeiro e Adriana Lima costuram a história. É da baiana, inclusive, uma das falas que mais revela a efemeridade da carreira: “Não sei o que vou fazer quando a minha juventude acabar”.
A badalação pré-passarela continua hoje com a festa de lançamento da revista 'MAG! Passion', em homenagem à ex-modelo Bethy Lagardère.

Nenhum comentário: